segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ideologia, eu quero uma para viver...



Acredito que todos devemos ter uma forma de pensar, alguma coisa que nos estimule na vida, uma ideologia que nos de um "gás" para realizarmos nossos sonhos, um pensamento que não nos faça desistir no primeiro obstáculo, que nos faça ter ideia fixa em realizar uma parcela dessa ideologia.
Viver sem ter um porque, sem se perguntar o que faz aqui, só viver?
O caminho mais fácil para a descoberta de um ideal de vida é o questionamento, vejamos alguns deles:

- Quem sou eu? (parece bobeira, mas funciona, vai na fé, dá certo);
- O que eu quero para minha vida? (aos materialistas eu digo, não é nada tangível, tá?); 
- O que eu quero de melhor para as pessoas a minha volta? 
- Qual o meu objetivo de vida? (pergunta muito difícil).

Entretanto, há muitas outras questões, porém, não me lembro de todas aqui, pois isso não é uma cartilha de como saber qual seu ideal, mas uma maneira de fazer você pensar, pensar em si e nos outros, pensar não só individualmente, mas no coletivo.
A ideologia pode ser uma forma de unir pessoas em prol de muitas outras, pois geralmente os semelhantes se atraem (pelo menos em ideias), essa atração ocorre quando as ideias ultrapassam o limite do pensar, são tão latentes que precisam de certa forma tomar corpo e iniciativa, como um projeto, que depois de idealizado, precisa entrar na fase de execução para tornar-se algo concreto, só assim poderá ser finalizado. Com a união de ideias afins, fica muito mais fácil que aquilo que se pense ou sonhe se torne algo concreto, pois serão vários atores em prol de um mesmo objetivo, seja ele político, comunitário, estudantil ou qualquer outra forma de pensar que de alguma forma irá melhorar a vida de um ou mais indivíduos.
Isso tudo que falei até agora, faz parte do meu ideal de vida, meu ideal é ter voz, proporcionar voz, sem medo de represálias ou críticas, quem tem essa forma de pensamento também deve ter em mente, que quem se arrisca a seguir a linha "todos somos iguais" ou "temos liberdade de expressão", também tem responsabilidade por suas ações e pelo que fala.
Como diz o nome do blog, na minha visão, todos têm direito a expressar-se, direito a defesa, direito a viver a vida a sua maneira.
Esse é meu ideal de vida, que todas as pessoas tenham oportunidades iguais em qualquer âmbito da vida, a diferença entre as pessoas está na forma como elas aproveitam as oportunidades que têm.
Bati muito a cabeça para pensar dessa forma, me fiz todas aquelas perguntas lá de cima, até chegar à conclusão de que muito além de ter uma ideologia, é necessário ter em mente que ideias são criticadas e não pessoas, mesmo que essas se esqueçam de quais são seus ideais.
Espero ter ajudado quem anda perdido sem saber, o que quer da vida, não que eu saiba, não sei, sou eterna aprendiz.
                                                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário